segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mais um ano se passou !!


Como o tempo passa rápido! Há exatamente um ano atrás, eu inaugurava esse blog, com um texto que falava de ações sociais, caridade, humanismo... chame como preferir. Eu falava da Ação Social realizada anualmente pelo grupo MULHERIL, do qual faço parte. E um ano depois, aqui estou eu pra comemorar um ano de blog com um texto que fala sobre esse mesmo assunto.
Gente, como foi lindo e enriquecedor, mais uma vez! Isso vicia, viu?! Lá estávamos nós do Mulheril e demais voluntários, mais uma vez reunidos pela vontade de fazer bem ao próximo, de proporcionar alegria, sorrisos e aprender muito com essas pessoas. Esse ano escolhemos o NACCI, uma casa de apoio à crianças com câncer. Era impressionante ver como cada criança daquela, carrega consigo não só uma fragilidade física e as dores de um tratamento cruel, mas como elas esqueciam disso tudo ali e brincavam, sorriam, despejavam carinho, amor e uma liçao de vida em cada um de nós presentes ali.
Há um ano atrás eu falava aqui de auto conhecimento ao fazer caridade, que isso nos ajudava a nos conhecermos melhor, a saber o que realmente queremos ou não, a dar valor ao que temos. Hoje eu quero falar de renovação, como fazer isso ao menos uma vez no ano, me renova, me enche de energia e de esperanças para começar um novo ano. Ânimo! Não temos porque reclamar, não temos do que nos lamentar...
Por mais cético que você possa ser, não há como negar que esse pequeno exercício de doação, doar alimentos, roupas, brinquedos e principalmente, doar amor, atenção, por algumas horas que seja é enriquecedor! Nós saimos de lá muito mais leves e mais ricos do que entramos. Quando eu olhava para aqueles pequeninos correndo, brincando, sorrindo... eu pensava: do que mesmo eu estava reclamando...? Me deu um branco... todo resto perdeu o sentido. Lá, durante a ação social, uma mulher falou: "Deus não escolhe os capacitados. Ele capacita os escolhidos."
Sensacional. Precisa dizer algo mais?

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A vida é feita de escolhas


Ás vezes a vida nos coloca em situações extremamente difíceis. Quando nos damos conta, estamos ali, diante de um teste ingrato de múltiplas escolhas. Sentimentos (sejam eles de dor ou de prazer) fogem a regulamentos e definições do dicionário, você nunca sabe quando vai ter que tomar uma decisão.

Isso já aconteceu com você? Comigo aconteceu e eu não soube o que fazer, no meio da confusão já tomei decisões que, hoje, considero errada. Agora já era, não adianta chorar pelo leite derramado, apenas aprender e assumir as consequências.

Podemos tentar protelar, mas sempre chegará o momento em que teremos que fazer escolhas, teremos que optar por um caminho apenas, por um lado. A encruzilhada chega para todos e cada um só sabe disso depois que passa pela experiência. Talvez a grande armadilha ai é que muitas vezes, sem nos dar conta, já estamos fazendo as nossas escolhas, simplesmente pela forma de agirmos. E então, quando nos damos conta, é tarde demais para voltar atrás. Precisamos assumir as consequências daquela escolha, ainda que feita involuntariamente.

Não estou fazendo apologia à falta de perdão ou algo do tipo. Acho sim que todos podem voltar atrás e tentar corrigir algo, ou melhor, tentar se corrigir como ser humano principalmente. Você pode até seguir por um tempo com duas escolhas enquanto não sabe o que fazer. Mas só por um tempo.

Enquanto isso, fico torcendo para que você tome a melhor decisão e que acerte. O mundo é grande, nosso coração também, mas foi feito para poucos. Como diz Woody Allen, "nós somos a soma das nossas decisões".

Infelizmente, não há escolhas sem perdas, ao optarmos por um caminho, estamos automaticamente abrindo mão de outro e de tudo que ele pode oferecer. Isso serve pra tudo na vida. E somente as histórias que ainda não acabaram podem ter um final feliz.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Onde os fracos não têm vez


Tenho visto muitas pessoas que, por não terem coragem de enfrentar emoçoes e sentimentos negativos, terminam por colocar a perder o que ainda têm de bom.
Todo mundo tem problemas, mas muita gente não mergulha no problema, não vivencia mesmo para então poder entendê-lo e assim se resolver de vez. Muita gente, prefere fugir e o que não faltam são alternativas para se fugir de um problema. Colocar a culpa nos outros é uma das formas. Uma das piores, na minha opinião. Pior ainda é quando pra fugir do problema, usamos alguém pra descontar e descarregar toda energia negativa que está presa dentro de nós. Essa é a forma mais covarde.
A verdade é que assumir um erro e enfrentar todos esses sentimentos negativos, de forma justa, é coisa pra gente muito corajosa. O acerto de contas, é certo, a vida se encarrega disso. O que não podemos, é permitir que sejam levianos conosco. Errar é humano. Mas no campo minado dos sentimentos negativos, os fracos não têm vez. A vida se encarrega também de ensinar isso à todos nós.