segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sobre elas: as mal amadas


Poucas coisas são tão ruins como mulher mal amada.
O nome mesmo já diz tudo: uma mulher mal amada, pode fazer o bem a quem pelo amor de Deus??!!
Não é possível, que ninguém percebeu isso ainda e não deferiram uma lei que tirem esses seres nocivos do convívio social. É pai, mãe, filhos, amigos, inimigos, conhecidos, o padeiro, o carteiro... sabe aquele ditado? Nesse caso, com uma pequena adaptação: "Fazer o mal, sem olhar a quem..." Eis o lema delas.
Confesso que não sou especialista na área (graças a Deus) e não consigo reconhece-las de longe... mas são como caminhão de lixo, deixam um rastro de fedor por onde passam e logo você percebe que uma espécie dessa passou por ali.
De perto, é fácil notar quando estamos diante de uma: sorriso falso, olhar nervoso, atitudes desesperadas. Uma mulher mal amada, não tem paz. Repare. Sempre cavam a própria cova. Cedo ou tarde elas despencam do castelo de areia que construiram.
O que as deixa mais desnorteadas é a felicidade alheia. Sobretudo, a felicidade dos seus alvos. Chega a ser opressor pra ela, testemunhar a felicidade de alguém que no fundo, mexe muito com ela.
Uma mulher mal amada é uma bomba relógio. Elas fazem um mudo falar, um surdo ouvir, põem palavras na sua boca, inventam conversas que nunca aconteceram, lhe colocam em situações que nunca existiram. Jogo sujo é com elas. É uma situação penosa, principalmente para aqueles que estão ao lado dela sem poder se defender. Pessoas inocentes, que pagam caro simplesmente por terem que conviver com criaturas assim. E eu costumo dizer que não há sentimento pior que pena... mas é a única coisa que dá pra sentir de gente assim: pena.

domingo, 30 de maio de 2010

Quando é pra valer?


Discutindo temas de sessões de terapia... quando é que podemos ter a certeza que o "amor é pra valer"? Fiquei me perguntando isso outro dia.Tentei discutir o tema com algumas amigas, em papos-cabeça, em mesas de bar... a conclusão foi essa: quando você passa mais tempo pensando no que sente do que realmente sentindo, NÃO É PRA VALER. O amor, esse, na sua essência, ele não pode ser explicado, nem entendido. Ele simplesmente é sentido.
Quando você olha para aquele ser, ali na sua frente e sente que mesmo com todos os defeitos que você mais odeia nele, ainda assim, você o ama, você o deseja...
Quando essa criatura, é a melhor parte do seu dia...
Quando mesmo depois de todas as discussões, desentendimentos que possam haver... logo depois você olha pra ele e sente que nada do que você sentia mudou...
Quando você pensa que faria sacrifícios, passaria por privações para não sair do do lado daquela pessoa... acredite, é pra valer.
Amar alguém é algo incrível, é como sentir que nesse mundo de gente doida, com tanta crueldade, você tem um lugar ao sol, você tem um lugar de paz, um lugar que pode chamar de seu.
Depois de tantas discussões, de tanto tentar achar um fator determinante, que nos sinalizasse QUANDO O AMOR É PRA VALER, entendi o que estava óbvio, ali, diante de mim. Não existe um fator, não existe uma dica, um sinal. Sabe aquele ditado, que diz "a vida é o que acontece enquanto fazemos planos" ? Pois é, é por ai. O amor pra valer vai acontecer enquanto você estiver procurando os sinais, quando você menos esperar. Quando você achar que estava fazendo um rascunho, vai se dar conta que aquele desenho é pra valer. E não tente entender... esqueça. O máximo que você vai fazer, é sentir.